Sobre o curso

Sobre o curso

A Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de ajudar a desenvolver o Brasil. Para isso, foi pioneira na preocupação com a modernização da Administração Pública. A FGV-EAESP tem atuado na área pública, formando gerações de alunos e profissionais. Agora está reformulando o curso de graduação, a fim de melhor preparar os altos quadros do Estado, nos diversos níveis de governo, e também para produzir gestores e líderes de ONGs, Fundações Empresariais e Organismos Internacionais. Trata-se de formar lideranças sintonizadas com os grandes desafios contemporâneos, no plano nacional e internacional.

Por que fazer Administração Pública?

  • Porque o espaço público no Brasil está se transformando, tornando-se mais dinâmico, mais eficiente, mais democrático e mais atrativo como horizonte profissional aos mais jovens;
  • Porque haverá uma grande demanda por profissionais qualificados para atuar no Estado, em Organizações não Governamentais, Fundações Empresariais, Empreendedorismo Social e Organismos Internacionais.

Onde posso trabalhar?

  • Carreiras Públicas no Estado, em todos os níveis de governo;
  • Cargos de gestão em empresas estatais e concessionárias de serviços públicos;
  • Gestores e Líderes de Organizações do Terceiro Setor e de Fundações Empresariais;
  • Empreendedores Públicos;
  • Lideranças Sociais e políticas;
  • Profissionais de Organizações Internacionais;
  • Consultoria para órgãos públicos, nacionais e internacionais;
  • Assessoria para empresas sobre assuntos governamentais e responsabilidade social.

Como é o curso?

O curso tem caráter inovador, tanto no conteúdo quanto na forma. Ele aborda questões fundamentais do mundo contemporâneo, visando formar lideranças com ampla visão das ciências sociais, conhecimento em gestão e políticas públicas, com capacidade de negociação e tomada de decisão, além de sólida capacitação para tratar de questões internacionais.

Pretende-se preparar um aluno que tenha, ao mesmo tempo, formação humanista e capacidade gestora, por meio de um ensino multidisciplinar, aberto ao debate, e com experiências de imersão em contextos locais, nacionais e internacionais.

Além da forte formação acadêmica, a estrutura do curso garante flexibilidade curricular, na medida em que considera o aluno sujeito do processo de aprendizagem. São utilizadas diversas metodologias pedagógicas, como o uso de estudos de caso, de debates e oficinas sobre questões contemporâneas, de atividades extraclasse e de trabalho de campo, formando um aluno autônomo e capaz de acompanhar as transformações sociais e profissionais do mundo contemporâneo.

O curso está organizado em quatro anos letivos, tendo aulas na parte da manhã, e oficinas e atividades extra-aula em algumas tardes.